Crônicas de São Paulo: Estadão (Semana Estado)

15:24

Nós durante as palestras na famosa escadaria do Estadão

Para quem não é jornalista ou não sabe o que é a Semana Estado eu explico. O jornal O Estado de São Paulo realizou nesse ano a 22ª Semana Estado de Jornalismo e o 9º Prêmio Santander Jovem Jornalista. A semana, recheada de palestras com profissionais que atuam na área – jornalistas ou não, mas que trabalham em veículos de comunicação ou que tem algo de importante e interessante a acrescentar na nossa vida – são selecionados para falar aos estudantes, de primeiro a quarto ano, do Brasil todo. Aproximadamente 200 alunos estiveram presentes no auditório do Estadão em São Paulo e diversos temas e assuntos foram discutidos. Os alunos podiam ainda fazer perguntas aos palestrantes.
No início da semana uma pauta é colocada em jogo, os estudantes devem fazer uma matéria inédita sobre o assunto escolhido pelo jornal e no início da semana seguinte as matérias prontas devem ser enviadas à redação. Desta vez o prêmio em questão é passar seis meses em Navarro, na Espanha, se aprofundando no assunto jornalismo. Há ainda a possibilidade desses candidatos ao prêmio de serem escolhidos para o Focas, um programa onde o Estadão treina os estudantes para trabalhar na sua redação, uma experiência e tanto!
O prédio do Estadão fica no bairro do Limão, é grande, muito grande, e toda a sua redação, inclusive o parque gráfico, fica localizado no mesmo local. Após as palestras era possível fazer as visitas técnicas, mas não conseguimos conhecer devido à lotação, mas oportunidades não faltarão!

You Might Also Like

0 comentários